Abril – Dia 6


Alexandre Sampaio

Pedro Alfonsin

RESUMO DO DIA

A primeira edição do Papo de Negócio Sebrae 2014 chegou ao fim. Durante os seis dias do evento virtual, os convidados tiraram dúvidas e ofereceram orientações sobre como aproveitar as oportunidades geradas pela Copa das Confederações FIFA 2013 e também pela Copa do Mundo FIFA 2014. Os serviços referentes à hotelaria, ao turismo e ao comércio, além do licenciamento de marcas registradas pela FIFA, estiveram no foco dos debates.

Fique atento ao próximo Papo de Negócio Sebrae 2014, agendado para começar no dia 17 de maio, pelo blog https://papodenegociosebrae2014.wordpress.com/. Participe enviando perguntas ou votando nas dúvidas que deseja ver respondidas!

Veja o que aconteceu no sexto e último dia de evento.

Alexandre Sampaio

No último dia do Papo de Negócio, Alexandre Sampaio, comentou algumas dúvidas de internautas antes de se despedir. Um dos questionamentos foi sobre como uma pessoa, que conhece bem sua cidade e tem fluência em inglês, pode se cadastrar para atuar como guia turístico na época em que estiver ocorrendo a Copa das Confederações FIFA 2013. Sampaio sugere que se conheça a legislação local vigente e se busque o sindicato da categoria, que poderá informar sobre quais são as exigências para atuação nessa área. Outra recomendação é se aproximar de possíveis usuários ou clientes por meio de agências de viagens ou operadoras de turismo receptivo.

Uma das dúvidas foi sobre como uma pequena pousada pode aprimorar os serviços oferecidos. Na opinião do presidente da Federação Nacional de Hospedagem e Alimentação, o mais importante é “superar as expectativas”. Dependendo da categoria do estabelecimento ou do público-alvo e de fatores como localização, equipamentos disponíveis e serviços oferecidos, ele sugere apostar em algum diferencial, como um café da manhã reforçado ou um pacote de serviços atrelado à diária comprada pelos hóspedes. Sempre “com o objetivo maior de superar as expectativas”.

Outra pergunta foi de um microempresário que fornece estruturas para eventos. Ele gostaria de saber como pode ter acesso à agenda antecipada de eventos que acontecerão em Curitiba. De acordo com Sampaio, o empresário pode buscar informações a esse respeito com a Secretaria Municipal de Turismo ou o Comitê estadual da Copa. Outra dica é procurar a unidade estadual da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).

Um participante também quis saber se os turistas poderão visitar outros pontos turísticos além dos litorais das regiões Sul e Sudeste. Alexandre Sampaio respondeu que sim, lembrando que diferentes regiões do País oferecem ecoturismo e turismo de aventura. “Toda a cadeia da oferta turística vai ser contemplada”, afirma.

O presidente da Federação Nacional de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, se despediu agradecendo a participação de todos que enviaram perguntas. “Essa primeira rodada do Papo de Negócio foi muito importante porque pudemos colaborar no sentido de tentar direcionar algumas informações básicas”, diz. Sampaio lembra ainda que outras informações podem ser buscadas nas agências do Sebrae e convida os internautas a participar do próximo Papo de Negócio Sebrae 2014, previsto para começar no dia 17 de maio.

Pedro Alfonsin

O advogado e especialista em Direito Desportivo, Pedro Alfonsin, se despediu agradecendo a paciência de todos que assistiram aos vídeos, tiraram dúvidas e tornaram o bate-papo possível. Além disso, convidou os internautas para próximo Papo de Negócio Sebrae 2014, no qual será possível debater mais sobre a restrição das marcas da FIFA e sobre como o comércio local poderá atuar sem infringir a Lei Geral da Copa. Sobre esse último aspecto, Alfonsin propõe um desafio: “Tentem ser criativos na hora de buscar soluções para fazer alusão à Copa do Mundo sem precisar burlar as marcas da FIFA”.

O advogado também destaca o Sebrae como parceiro dos pequenos negócios que desejam estar preparados para a Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s