Abril – Dia 5


Alexandre Sampaio

Pedro Alfonsin

RESUMO DO DIA

Leia o resumo do quinto e penúltimo dia do Papo de Negócio Sebrae 2014, dia 25.

Alexandre Sampaio

O presidente da Federação Nacional de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, comenta sobre os setores que serão beneficiados diretamente com a Copa das Confederações FIFA 2013. Ele acredita que os setores de hotelaria e de alimentação terão mais benefícios diretos. No entanto, ressalta que o comércio como um todo será favorecido, elencando serviços como os de guia turístico e de táxi. Sampaio também diz que o artesanato será “amplamente beneficiado”. “A injeção de recursos na economia como um todo será muito benéfica e ampla”, ressalta.

 Pedro Alfonsin

A primeira pergunta respondida pelo advogado Pedro Alfonsin foi sobre a possibilidade de vender camisetas com símbolos da copa. E a resposta é pode desde que seja licenciada pela FIFA.

A segunda pergunta foi sobre certificar junto à FIFA aplicativos para dispositivos móveis com informações turísticas e dos jogos das Copas. O advogado respondeu que pode sim desenvolver o produto e que esse tipo de projeto não entra na questão do licenciamento.

Outra pergunta também sobre licenciamento, foi de uma internauta que possui um projeto sem fins lucrativos que recolhe doações e distribui para jovens no Brasil focado no futebol. Sobre esse ponto, Pedro respondeu que a FIFA possui um programa chamado Futebol for hope especificamente para apoiar esse tipo de iniciativa e se ofereceu para ajudar com mais informações através de seu email: pedro@alfonsin.com.br

A última pergunta para o Pedro foi se as  Vuvuzelas, muito utilizadas durante os jogos na última Copa na África do Sul em 2010, foram licenciadas pela FIFA. Alfonsin contou que as vuvuzelas foram fruto da cultura local, criada pelos empreendedores africanos e não precisaram passar por licenciamento e também não foram consideradas marketing de emboscada.

Se você ainda não assistiu aos vídeos dos nossos convidados ou perdeu algum dia do evento, entre no blog do Papo de Negócio Sebrae 2014, assista aos vídeos e leia os resumos de todos os dias.

https://papodenegociosebrae2014.wordpress.com

Anúncios